Quer obter recursos para projetos de inovação?

Quer aprender como elaborar as propostas de projetos para obtenção de recursos?

Quer criar um processo de inovação na sua empresa?


A ABIMAQ em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, oferece às empresas do Setor de Bens de Capital o Curso e-nova em Gestão da Inovação.
Convidamos as empresas a inscreverem os colaboradores das áreas necessariamente envolvidas em processos de inovação como a Engenharia e Desenvolvimento de Produto, Vendas e Marketing, Financeiro e Contábil.

O Curso está dividido em dois módulos, sendo:

Módulo Básico: Neste módulo são apresentadas às ferramentas de Gestão da Inovação, Ferramentas de Apoio Financeiro, demonstração do Sistema Nacional de Inovação, Viabilidade da Inovação, entre outros temas.

Módulo Avançado: São apresentados os métodos para Planejar e Gerenciar Projetos de Inovação, partindo do conceito do Desenvolvimento de Produtos Inovadores à Liderança para Inovação, finalizando com um "Business Case", que será um projeto de inovação desenvolvido pelo aluno, utilizando as ferramentas orientadas no curso."

Aproveite!

Módulo Básico

Início da turma: 15/06/2015
R$ 49,00 para associadas à ABIMAQ (por pessoa)
R$ 79,00 para não associadas à ABIMAQ (por pessoa)

Em Breve novas inscrições

Módulo Avançado

Início da turma: 03/08/2015
R$ 197,00 para associadas à ABIMAQ (por pessoa)
R$ 297,00 para não associadas à ABIMAQ (por pessoa)

Inscreva-se aqui

  Saiba Mais!


O curso e-nova em Gestão da Inovação é a primeira atividade promovida pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, uma iniciativa da ABIMAQ que conta com o apoio da FINEP. Idealizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, o e-nova é um curso em formato de Ensino à Distância/ EaD que apresentará às empresas os conceitos, ferramentas e práticas da inovação.

O objetivo do e-nova é qualificar os colaboradores de diferentes áreas dessas empresas no domínio dos conceitos sobre inovação, no conhecimento da estrutura legal da inovação no Brasil e dos instrumentos de apoio financeiro, e no domínio de ferramentas que contribuam para uma gestão baseada em projetos.
O e-nova será oferecido às empresas do setor de bens de capital, no formato Educação à Distância (EaD), uma modalidade educacional em que o material didático é o fio condutor do processo de ensino-aprendizagem. Este material estará disponibilizado em uma página personalizada de cada aluno, em apostilas e vídeo-aulas. Importante dizer que são materiais complementares para serem lidos e assistidos, que não repetem seus conteúdos.

Outro diferencial do e-nova são as apostilas e vídeo-aulas que foram elaboradas pelos professores dos departamentos de Engenharia e Gestão do Conhecimento, e Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.
A avaliação dos alunos do e-nova acontecerá na própria página do aluno, com a realização de exercícios online. Após ler a apostila e assistir as vídeo-aulas de um determinado tema, o aluno deverá realizar a atividade relacionada a esse tema, e publicar um comentário no Fórum dos participantes. Com a realização dessas duas atividades, o participante será considerado aprovado no tema, e terá autorização para realizar a atividade do tema seguinte. As apostilas e as vídeo-aulas tratarão dos seguintes temas:
Módulo Básico
  • Introdução à EaD: um guia de estudo
  • Introdução à Gestão da Inovação
  • Inteligência para Inovação
  • Sistema Nacional de Inovação
  • Economia da Inovação
  • Financiamento para Inovação
  • Viabilidade da Inovação
Módulo Avançado
  • Planejamento da Inovação
  • Gestão da Inovação
  • Gestão de Produtos da Inovação
  • Desenvolvimento de Produto Inovador
  • Liderança para Inovação
  • Aprender a Crescer
  • Business Case

Este material estará disponível para visualização de forma irrestrita, mas o aluno será considerado aprovado no tema somente quando responder e for aprovado nas atividades previstas para cada tema.

Os participantes aprovados no curso receberão o Certificado emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina.
1.1 Apresentação do curso
Apresentação do curso e dos realizadores (Nagi-IPDMAQ, EMC, EGC, Sibratec). Módulos do curso: básico e avançado. As disciplinas componentes de cada módulo. Importância do curso para inovação.
1.2 - Introdução a EaD – 8h
Prof. Fernando Spanhol e Prof. Marcio de Souza
Conceitos de EaD. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado (AVA). O processo de ensino aprendizagem. O AVA utilizado e sua importância no processo de ensino e aprendizagem para inovação. Conceitos de Redes. Redes temáticas e redes e educação.
2 - Introdução a gestão da inovação - 8h
Prof. Gregório Varvakis e Prof. Paulo Dias
Conceitos de ciência, tecnologia e inovação. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação. Inovação no Brasil e no mundo. Ciclo de desenvolvimento da inovação. Estratégias de inovação nas empresas. Modelos e processos de inovação. Barreiras à inovação. Dinâmica da gestão da tecnologia para inovação. Formas de acesso à tecnologia. Gestão de pessoas para desenvolvimento tecnológico e inovação. Metodologias e ferramentas aplicáveis ao desenvolvimento da inovação. Proposições para inovação organizacional.
3 - Inteligência para inovação - 8h
Prof. Neri dos Santos
O ambiente competitivo: incerteza, risco e tomada de decisão. Inteligência competitiva e seus modelos. Processo de inteligência competitiva para inovação nas empresas. Fontes de inteligência e técnicas de coleta para inovação. Técnicas de processamento e disseminação de inteligência competitiva. Tecnologias de inteligência competitiva para competitividade empresarial e governamental. Modelos de tomada de decisão. Modelos de implementação de inteligência competitiva. Como a inteligência competitiva pode ser usada na obtenção de resultados tangíveis.
4 - Sistema nacional de inovação - 8h
Prof. Roberto Pacheco
Conceito de Sistema Nacional de Inovação. Conceito de Sistemas Regionais de Inovação e clusters. As perspectivas, atores e estratégias envolvidas no desenvolvimento do Sistema Nacional e Sistemas Regionais de Inovação. Os sistemas municipais de inovação. Análise das políticas de CT&I no Brasil. As empresas brasileiras no contexto das políticas de CT&I. Análise da ciência, da pesquisa e da tecnologia no âmbito das universidades, empresas e instituições de pesquisa. Discussão dos problemas mais significativos de integração e coordenação do sistema nacional de CT&I.
5 - Economia da inovação para BK - 8h
Prof. Sílvio Antônio Ferraz Cario
A natureza do processo inovativo. Paradigma e trajetória tecnológicas. Processos de busca, rotina e de aprendizagem tecnológicas. Regime tecnológico, concorrência e estrutura da indústria. Padrões setoriais da dinâmica inovativa. Estratégias tecnológicas. Difusão tecnológica e competitividade. Processo inovativo em aglomerações produtivas. Sistemas de inovação - nacional, setorial e local. Relação universidade-empresa para o desenvolvimento inovativo. Política científica e tecnológica e desenvolvimento.
6 - Financiamento para inovação - 8h
Prof. Paulo Esteves
Mudanças nas políticas de CT&I até os dias atuais. Análise de políticas públicas de incentivo a inovação. Mecanismos, programas e fontes governamentais para o financiamento da inovação. Fontes privadas para financiamento da inovação: venture capital. Incentivos fiscais para inovação. O funcionamento dos fundos setoriais. O funcionamento dos editais públicos de incentivo à inovação. Estruturação de projetos para captação de recursos públicos para inovação.
7 - Viabilidade da inovação - 8h
Prof. Paulo Dias e Gregório Varvakis
Fatores e componentes de uma análise de viabilidade da inovação. Análise de indicadores. Indicadores de sustentabilidade (econômicos, ambientais e sociais) para análise de viabilidade da inovação. Modelo de Negócio. Canvas.
Total do módulo: 7 disciplinas, 56h 7 videoaulas, 224 paginas +AVA +1 atividade de aprendizagem p/ disciplina.
1 - Planejamento da Inovação - 24h
Prof. Marcelo Macedo
Sistema, organização e processo. Fundamentos de Planejamento. Análise competitiva (modelo de Porter). Tipologia de Inovação. Estratégia da Inovação. Estratégia tecnológica. Planejamento de novos negócios. Definindo metas para a inovação. Desenvolvendo competências empresariais. Inovando além do Core Business.
2 - Gestão da inovação - 24h
Prof. Gregório Varvakis / Prof. Paulo Dias
Conceito de gestão da inovação. Modelos de gestão da inovação. Inovação aberta. Implementação da inovação aberta. Gestão de alianças estratégicas para inovação. Propriedade intelectual. Patente, desenho industrial, Marca e TI. Técnicas de busca em bases de patentes. Redação de patentes. Ambientes para inovação. Empreendimentos de base tecnológica. Interação e cooperação Universidade Empresas – spin’offs. Habitats de inovação - incubadoras, pré-incubadoras, parques tecnológicos, pólos de competitividade e cidades inovadoras.
3 - Gestão de projetos de Inovação (PMBOK) - 8h
Prof. Paulo Selig / Hélio Ferenhof
Natureza e objetivos da gestão de projetos. Gerenciamento das expectativas de clientes. Processos de gerência de projetos: escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, risco, aquisições e integração. Planejamento e programação das atividades. Análise da utilização de recursos. Gestão da mudança. Fechamento do projeto. PMBOK.
4 - Desenvolvimento de produtos inovadores – 24h
Prof. Fernando Forcellini
Design estratégico e projeto, inspiração, idealização e implementação. Configuração de produtos e serviços inovadores, design briefing, o mercado, o negócio e a sociedade. O processo de desenvolvimento de produtos, métodos e ferramentas auxiliares utilizadas pelas equipes de projeto.
5 - Liderança para Inovação - 24h
Prof. Cristiano Cunha
A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão. A prática da liderança e o papel do gestor nas organizações de conhecimento. Liderança e influência social: normalização, conformidade, obediência / autoridade e inovação. Liderança e facilitação do sentido e da organização do trabalho para inovação.
6 – Aprender a Crescer- 16h
Prof. Klaus North, Gregório Varvakis e Paulo Dias
Origem e aplicações do método. Conceitos básicos (Capacidades Dinâmicas, Aprendizagem organizacional e Competências), aprendizagem por projetos, Alavancas para o crescimento, aplicação do método, estudos de caso (resultados).
Total do módulo: 6 disciplinas, 120h 15 vídeo aulas, 480 paginas +AVA +1 atividade de aprendizagem p/ disciplina + Business Case
Módulo Básico
O período estimado para realização do curso é de 56 horas. Este é o tempo considerado ideal para uma leitura atenta do material, para assistir as vídeo-aulas e realizar as atividades de cada tema, com dedicação de 2 horas/ dia, ao longo de 60 dias. Descontados os finais de semana, a participação no e-nova poderá ser concluída em aproximadamente 1 mês e meio.

Período de Inscrição: Até 11/06/2015

Início da turma: 15/06/2015
Término: 17/08/2015
Prazo máximo para realização do curso: 60 dias.
Módulo Avançado
O período estimado para realização do curso é de 120 horas. Este é o tempo considerado ideal para uma leitura atenta do material, para assistir as vídeo-aulas e realizar as atividades de cada tema, com dedicação de 3 horas/ dia, ao longo de 60 dias. Descontados os finais de semana, a participação no e-nova poderá ser concluída em aproximadamente 2 meses.

Período de Inscrição: Até 21/08/2015

Início da turma: 03/08/2015
Término: 16/10/2015
Prazo máximo para realização do curso: 60 dias.

Programa Total do Módulo Básico


7 disciplinas, 56h 7 videoaulas, 224 paginas +AVA +1 atividade de aprendizagem p/ disciplina.

Programa Total do Módulo Avançado


6 disciplinas, 120h 15 videoaulas, 480 paginas +AVA +1 atividade de aprendizagem p/ disciplina e Business Case.
Os conteúdos do curso e-NOVA IPDMAQ podem ser acessados pelo computador, notebook, tablet ou smartphone com conexão a internet.
Módulo Básico
  • R$ 49,00 para associadas à ABIMAQ (por pessoa)
  • R$ 79,00 para não associadas à ABIMAQ (por pessoa)
Módulo Avançado
  • R$ 197,00 para associadas à ABIMAQ (por pessoa)
  • R$ 297,00 para não associadas à ABIMAQ (por pessoa)

Os participantes do curso Gestão da Inovação do NAGI/ABIMAQ aprovados na forma descrita em Sistema de Avaliação receberão um Certificado de participação emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Realização